ComoEstudar

Primeiros passos do autodidata

Os pré-requisitos:

Antes de tudo, precisamos de requisitos básicos para uma pessoa ser capaz de estudar por conta própria, mas são simples e que qualquer um é capaz de alcançar tais requisitos. Denomino eles os MDP’s de qualquer atividade no desenvolvimento pessoal:

  1. Motivação
  2. Disciplina
  3. Planejamento

Motivação!

Primeiro, por quê você quer estudar? Ter motivos para estudar algo é importante, caso não tenhamos motivos concretos, não haverá  como sustentar seus objetivos o que te causará desmotivação contínua e sabotagem, destruindo portanto qualquer possibilidade de você prosseguir. Alcançar aprovação num vestibular? Concurso?  O quão importante pra você é passar por tudo isso?

Segundo, como você manterá as constância dessa atividade?  Estudar não é uma atividade como ir ao parque ou assistir um filme ou documentário. Estudar é uma atividade de participação ativa e de grande esforço intelectual contínuo, em opinião pessoal, estudar é sair de zona de conforto. Isto desencadeia uma questão para o terceiro pilar de sustentação do autodidata, se temos uma questão de como, então teremos a questão de nos planejar para isso.

Tenha um plano!

e execute-o…

A questão fundamental do planejamento é quanto tempo disponível você tem? Um dia tem 24 horas, o sono saudável é considerado o de 8 horas diárias, o que nos dá 16 horas. Você trabalha? Faz cursinho? Tem cursos de inglês? Estagia? Nisto há milhares de variações de horas tomadas diariamente de nossas vidas. Por isso, devemos imaginar o quanto de tempo disponível temos diariamente.

Organização do Horário:

A organização de horário vai variar muito de quanto tempo disponível você tem e quanto você precisa estudar o que está estudando, o quanto compromissado está em atingir seus objetivos. Assim, tente organizar seu horário de estudos:

Baixe isso.

Motivado, Disciplinado e Planejado, o que me falta?

O material a ser estudado. Uma questão bem delicada, pois dependendo do que você estudará, existe muito material ruim e que te torna improdutivo. Porém, você está na internet e nela você é capaz de encontrar os melhores materiais e raramente precisará gastar dinheiro com livros caros.

Os sites mais comuns para encontrar material é o Passei Direto e para os concurseiros de plantão temos A Casa do Concurseiro. No Passei Direto é comum você encontrar tópicos sobre recomendação de livros para cada matéria específica como também o PDF dos seus respectivos pedidos. Na Casa do Concurseiro é mais direto, pois é apenas uma empresa de preparação para concursos que disponibiliza apostilas de seus cursos que são pagos, mas a qualidade de suas apostilas não deixam a desejar.

A organização do blog:

O blog terá separação entre tópicos diferentes, os posts terão naturezas diferentes. Para você ver a separação dos tópicos e não se perder muito basta ir na parte superior do blog acima do PI e terá um menu em preto e branco ao clicá-lo abrirá as opções, na parte de tópicos você poderá selecionar nas categorias que disponibilizo.

topicos

Assim, prosseguiremos para o estudo direto da matemática e no empenho do autodidatismo:

  1. Por que estudar matemática?
  2. Como estudar matemática?
  3. Cronograma de Estudos
Anúncios
Padrão

4 comentários sobre “Primeiros passos do autodidata

  1. Pingback: Exercícios, problemas e soluções | matematicautodidata

  2. Matheus disse:

    CARA… ADOREI, SIMPLESMENTE, PQ SOU VESTIBULANDO E PROCURO CONTEÚDO ASSIM HÁ APROXIMADAMENTE 1 ANO… OBRIGADO POR ISSO E POSTE MAIS POR FAVOR, NEM QUE TORNE O CONTEÚDO PAGO, MAS POSTE…
    PS: ESTOU ESTUDANDO PELOS FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA ELEMENTAR… OBRIGADO PELA DICA

    Curtir

  3. Pingback: Olá, bem vindo ao matemáticautodidata | matematicautodidata

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s