ComoEstudar

Se preparando para vestibulares em 3 passos.

1. Conheça a prova!

A melhor forma de conhecer a prova é LENDO O EDITAL, o edital é como um manual de tudo que ocorrerá e cairá na prova. Então, por favor, antes mesmo de por a mão num livro, pegue o edital da prova (caso ainda não tenha lançado o edital do ano da prova que você fará, pegue o do ano anterior, pois costumam ser semelhantes). Não seja como esses estranhos que vão para prova do Enem com a caneta que não pode ser usada na prova,  tiram foto da prova e são eliminados,  nem ao menos sabem ao certo o horário de entrada e saída da prova,  estudam tópicos que não cairão na prova. Portanto, leia a porra do edital.

2. Mudanças de rotina e Planejamento!

Após aquele estudo minucioso do edital da prova, você já sabe tudo que terá que estudar (todos os tópicos), pois você sendo um vestibulando esperto, utilizou o Excel para separar os tópicos de cada matéria e verificou quantos tópicos cada matéria tem, então já está preparado para mudar sua vida durante este ano.

Assim, você terá um planejamento, uma rotina a ser seguida, ou seja, montará seu horário de estudos.

Logo entram as seguintes questões:

  • Você fará cursinho?
  • Quais matérias sente mais dificuldade?
  • Quanto tempo disponível você tem para estudar?

A cada resposta varia seu horário de estudo, por isso não há regra de como será distribuída as matérias. Pois dependem dos fatores: dificuldade que têm da matéria, número de tópicos a serem estudados e a complexidade dos tópicos a serem estudados.

Por exemplo: Estudar História, em minha opinião pessoal sempre foi fácil, então eu destinava pouca carga horária de estudo para ela, tinha mais dificuldades em química e biologia, logo direcionava boas horas ao estudo dessas matérias. Porém, minha base matemática na época era ruim (acredite se quiser), então devia achar horas extras para matemática.

Com esse exemplo, parece que fazer um horário é uma tarefa impossível,  porém basta você ter uma coisa em mente, conheça a si mesmo, saiba suas horas livres, quais matérias são difíceis para você e assim vá organizando seu horário, tenha no Excel a separação de todos tópicos de cada matéria e assim você terá um horário de estudos condizente com sua realidade e um planejamento concreto e simples.

3.  Tenha um material de estudos consistente!

Se você faz cursinho, possivelmente terá disponível para ti as apostilas do cursinho, dependendo do cursinho variará a qualidade de tal material. Mas se você é uma pessoa com pouca renda e tem acesso à internet, poderá tirar bons proveitos do youtube, pdf’s e etc (obviamente do meu site!). E sobre material de matemática eu já disponibilizei e discuti no artigo:

Como estudar matemática?

Sobre as outras matérias, ainda estou para lançar todo um artigo dos melhores livros (disponibilizados em PDF), os melhores canais no youtube e os melhores sites para se estudar cada matéria.

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s