ComoEstudar

5 fatos que mudarão seu desempenho em matemática!

1. Não há atalho nos estudos.

A atitude mais comum que encontramos no comportamento do ser humano é a procura de algo que o agrade de forma fácil e rápida. São vendidos livros de auto-ajuda  aos montes com seus títulos engrandecedores, com promessas de emagrecimento rápido e fácil, com promessas de riqueza fácil. Porém, quando nos deparamos com a realidade, ela nos mostra uma história diferente. Enriquecer necessita de grande esforço para ter boa remuneração, aportar mensalmente uma quantia de dinheiro suficiente, e assim todo mês ter algo investido sejam em títulos, ações, imóveis e etc. Emagrecer necessita de grande esforço diário para ir à academia, fazer musculação, aeróbico, alimentação adequada, suplementação e assim por  diante.

Estudar acaba sendo nem um pouco diferente, para a maioria parece um comentário muito óbvio, porém ao entrar num cursinho pré-vestibular, basta ver as tentativas variadas de procurar macetes para se solucionar uma prova, utilizar alguma técnica infalível que não seja aprendizado puro e compreensão de como se resolvem os problemas de matemática.

2. Matemática não é decoreba.

Quantas vezes você já passou na escola tentando decorar todas aquelas regras e fórmulas? Neste meio tempo que perde-se a parte essencial da matemática que é a demonstração. Não digo que é obrigatório todo mundo saber como se demonstra um Teorema, porém ao meu ver quando uma pessoa que é capaz de demonstrar ou entender as demonstrações de todo processo lógico que se passou para chegar a um resultado, significa que ela está participando de uma parte fundamental para quem estuda matemática que é a parte do raciocínio.

3. Falhar é natural, desistir não.

Está tentando resolver algum problema e não sabe nem como iniciar o raciocínio? Preso em exercícios de sete cabeças que só olhar te dá medo? Na hora da prova te deu aquele branco e foi incapaz de resolver aquele exercício que valia metade da prova? Nesse ponto 90% das pessoas já se frustram e preferem proferir o seguinte comentário: “Eu não me dou bem com matemática” ou “Matemática é uma matéria impossível.” e assim como  várias variações semânticas deste sentido. Logo após, o que resta à todos que fazem esse comentário é a desistência. Como se matemática fosse uma matéria destinada para poucos.

O que essa pessoa não notou é que todos que estiveram empenhados nesse mesmo estudo que ela, já passaram também por isso, todos em graus diferentes, alguns errando mais que os outros, mas que todos compreenderam que na matemática, a falha é uma parte fundamental do aprendizado. Se você não é Gauss, entenda que você não saberá tudo, nem resolverá tudo de imediato, errar não é aprender, mas é errando que se aprende.

4. Resolver problemas é a melhor forma de aprendizado na matemática.

A fórmula é simples, tentar resolver um problema, faz com que você exercite sua capacidade de raciocínio e interpretação de texto.

Então, se temos um problema (x), sua capacidade de raciocínio (y),  sua bagagem teórica de matemática (w),  sua capacidade de interpretar um texto (z) e seu esforço intelectual (e), então temos:

Aprendizado= x+y+w+z+e

5. O que é difícil agora, se tornará fácil no futuro.

No processo do aprendizado, você se impressionará que com tempo e esforço as coisas que lhe pareciam extremamente difíceis acabam se tornando tão simples e triviais. E é nessa parte que há o prazer na matemática, de você ter trilhado todo um caminho, combatido todas formas de dificuldades, pro final estar numa situação elevada. E quando encara mais acima, vê que há muito caminho a se explorar.

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s