ComoEstudar

Como criar hábito de estudos?

Encare estudar como uma responsabilidade!

Aristóteles já diria que “Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, portanto, não é um modo de agir, mas um hábito”. Quando nos referimos a fazer coisas repetidamente,  estamos nos referindo a uma rotina.  Então, o melhor começo é criarmos uma rotina. Quando você acorda o que costuma fazer? Maioria costuma comer café da manhã, escovar os dentes, ir trabalhar.  Por que não podemos substituir o ir trabalhar com estudar? Se no momento que você encarar o estudo como uma responsabilidade diária sua, já estará perto de criar este hábito.

A criação de um hábito é uma luta diária!

O problema para maioria não está em começar algo, mas prosseguir. Maioria paga a primeira mensalidade de uma academia, mas procure as que mantém-se diariamente nela, tendo sua rotina de exercícios, fixado nos seus objetivos. O estudo não difere-se nisso, está na verdade conectado, pois ambos demandam energia, tempo e motivação. São atividades onde o indivíduo tem que estar ativamente conectado ao que faz.

Por demandar energia, estudar acaba não sendo uma atividade simples, pois o que demanda é nosso intelecto!

Por demandar tempo, estudar acaba não sendo uma atividade que pode ser adiada, ainda mais para quem tem objetivos como passar numa prova de vestibular ou concurso, nossa vida é limitada pelo tempo!

Por demandar motivação, estudar acaba não sendo uma  atividade para pessoas pouco convictas, motivação é quando nós queremos algo que nos valha a pena nos sacrificar por aquilo, pois a recompensa é bem maior!

Se fosse simples e fácil qualquer um faria

A melhor forma de se provar um ponto é com dados. Logo abaixo, temos a relação da nota média, mínima e máxima da prova do Enem 2016.

A média é o que podemos traduzir como medíocres, pois o significado de medíocre está em ser médio. Pense bem, o medíocre é o cara que estudou por estudar, nem ao menos ligou tanto, não tem nota para nada, ainda mais agora que não poderá ser usada como certificado do ensino médio. (falarei sobre as alterações da prova do Enem quando for lançado o edital 2017).

Logo após, temos a nota mínima, ela ao meu ver são de pessoas que forma forçadas a estarem lá por alguma razão e apenas saíram chutando a prova toda, ou deixaram zerada e entregaram em branco.

Enfim, temos a mais relevante, a nota máxima. Dentro de simples números podemos ter uma tradução sincera e simples de trabalho duro, uma pessoa que aplicou-se integralmente numa atividade contínua. Para essa pessoa não bastava estar na média, não basta ser comum, não basta ser apenas um OK, como você verá no final deste artigo.

Ciências humanas e suas tecnologias
Média: 536
Mínima: 317,4
Máxima: 859,1
1.804 zeraram a prova

Linguagens e códigos e suas tecnologias
Média: 523,1
Mínima: 287,5
Máxima: 846,4
3.862 zeraram a prova

Matemática e suas tecnologias
Média: 493,95
Mínima: 309,7
Máxima: 991,5
5.734 zeraram a prova

Ciências da natureza e suas tecnologias
Média: 482,3
Mínima: 316,5
Máxima: 871,3
3.109 zeraram a prova

Aluna da rede pública é aprovada em 1º no curso mais concorrido da USP

De família pobre, Bruna dedicou quase todos os seus dias no ano passado para se preparar para essa disputa: pela manhã, ela cursou o terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual Alberto Santos Dumont, localizada no Sumarezinho, bairro de classe média de Ribeirão Preto. Durante a tarde, estudava sozinha. À noite, frequentava diariamente o cursinho popular PET-Medicina, iniciativa dos estudantes de medicina da USP na cidade, que dão aulas voluntariamente a estudantes de baixa renda.

Fonte: G1 

 

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s